top of page

Cuidados com a pele durante a radioterapia.

Atualizado: 19 de abr. de 2023


Estas informações destinam-se a pacientes que vão iniciar um tratamento de radioterapia. Neste post, você encontrará informações sobre cuidados pessoais, para proteger e cuidar de sua pele durante e imediatamente após o tratamento.

O seu profissional de saúde irá aconselhá-lo sobre como você deve fazer a sua higiene vestir-se, e como deve hidratar e proteger a pele do sol e do frio. Juntamente como seu profissional de saúde, você poderá tomar as precauções adequadas a partir do PRIMEIRO DIA de radioterapia.

O seu médico recomendou a radioterapia.




Você não está sozinho: 1 em cada 2 pacientes de câncer, recebem radioterapia em determinado momento.


Para muitos pacientes, tomar conhecimento de que terão de ser submetidos a radioterapia é uma experiência emocional e de grande incerteza. Aqui, você encontrará respostas para algumas perguntas que você pode ter em relação às formas de proteger e cuidar da sua pele durante e após o tratamento de radioterapia.

Pele Forte





O Objetivo da radioterapia, ou terapia de radiação, é destruir as células cancerígenas. Por este motivo, a terapia de radiação também afeta o tecido e a pele circundante. Porém o tecido saudável se recupera mais rapidamente do que as células cancerígenas. Isto significa que o tratamento pode destruir o câncer, enquanto as células saudáveis, podem se recuperar.

Possível reação cutânea.




A radioterapia pode provocar vermelhidão na pele numa fase inicial. A pele, pode depois ficar seca e escamosa e, em seguida, podem surgir bolhas. Você também poderá sentir coceiras e até dor na pele.


É importante que tente limitar os danos provocados na pele pela radioterapia, para que possa terminar o tratamento o mais confortávelmente possível. Você pode fazer muito por sí mesmo, consulte nossas sugestões abaixo.

Sensibilidade da pele.



No decorrer do tratamento de radioterapia, você poderá começar a sentir coceira na sua pele e desenvolver uma irritação cutânea, e a pele pode ficar seca, tensa ou dolorida.



A sensibilidade às reações cutâneas durante a radioterapia depende de muitos fatores. As reações podem ter origem no tratamento, nomeadamente na dose administrada em cada ocasião. Também há a questão da sensibilidade individual. As áreas do corpo onde a pele dobra mais, tem maior probabilidade de sofrer reações cutâneas; peito; axilas, virilha e pele das áreas ítimas. A pele que circunda as articulações também é mais sensível.

Por vezes, as reações cutâneas podem ser piores na área da cabeça e do pescoço, o que se deve à natureza sensível da pele nesta área e a tendencia para ficar exposta ao sol.

Se estiver recebendo tratamento no pescoço, poderá ajudar se usar um lenço de algodão ou seda sempre que sair à rua.

Cinco Fases

As reações cutâneas durante a radioterapia são categorizadas em cinco fases de acordo com a gravidade, da fase 0 (pele não afetada) à fase 3. Existem recomendações específicas relativamente a pele e ao tratamento de feridas, para cada uma destas fases.



Estão disponíveis tratamentos específicos. Os profissionais de saúde da sua equipe clinica poderão auxiliá-lo.


Não adie

Seguem algumas recomendações úteis.

Recomendamos que tome estas medidas de precaução a partir do primeiro dia do seu tratamento para reduzir o risco de danos a pele.




Sugestão 1 - LAVAR

Recomendamos que lave a área da pele que recebeu radiação. Desta forma, ajudará a manter a pele na melhor condição ao longo de todo o tratamento.
  • Tome uma ducha com um jato de água suave

  • Se preferir tomar um banho de imersão, certifique-se de que utiliza um sabonete neutro, uma alternativa isenta de sabonete ou um óleo suave e água morna, não demasiado quente.

  • Não esfregue a área com toalhas ou bucha, use as mãos para se lavar.

  • Seque a pele com toques suaves, não a esfregue. Seque cuidadosamente as dobras da pele.



  • Se utilizar um desodorante, poderá ser mais fácil aplicar um roll-on, para ter mais controle sobre a aplicação, não o utilize em pele rachada.

  • Utilize uma máquina de barbear elétrica caso seja aplicada radiação na região da garganta, pecoço ou axilas.

  • Não use loção pós barba/perfumes se a pele tiver recebido radiação ou estiver dolorida.

  • Lave sempre as mãos antes de aplicar FlamiActiv RT

Sugestão 2 - PROTEGER E HIDRATAR A PELE

FlamiActivt RT hidrata a área da pele afetada e restaura o equilibrio da humidade.
  • FlamiActivt® RT cria uma barreira contra a contaminação externa, hidrata, repara a pele e alivia a dor.

  • Como acontece com as outras medidas, é importante que utilize FlamiActivt® RT a partir do primeiro dia de tratamento


.

  • FlamiActivt® RT é indicado a pele seca e escamosa. Se a pele está exsudando ou rachada, fale com o seu profissional de saúde sobre um tratamento alternativo.

  • FlamiActivt® RT reduz a intensidade dos sintomas iniciais das reações cutâneas provocadas pela radioterapia, como a pele vermelha seca, descamada ou irritada ( descamação seca ).

  • FlamiActivt® RT ajuda a aliviar a dot, a vermelhidão e o calor com um efeito refrescante, e por isso, alivia as áreas da pele expostas.

Sugestão 3 - O QUE DEVO VESTIR

DEVE



  1. Vestir roupa na qual se sinta confortável, garantindo que a roupa não provoque atrito nem fricção, caso contrário, isso poderá aumentar a probabilidade de haver reações cutâneas.

  2. Vestir roupa que deixe a pele respirar.

  3. Se optar por usar sutiã, certifique-se de que ele é suave e confortável e que não provoca atrito nem fricção.

  4. Se estiver recebendo terapia de radiação na área da palvis, certifique-se de que veste roupa íntima confortável e suave, e que a roupa não provoque fricção.






NÃO DEVE


  1. Utilizar emplastros nem curativos adesivos na área sujeita a radiação. Uma vez que poderá ser doloroso para removê-los.


Sugestão 4 - EVITE A EXPOSIÇÃO A TEMPERATURAS EXTREMAS.


  • Proteja-se do vento e do frio

  • Cubra a área da pele sujeita a radiação para evitar o contato com a luz direta do sol.

  • Não aplique bolsas de gelo e nem frascos com água quente na área da pele sujeita a radiação.

  • Não utilize saunas nem cadeiras de sol.

  • Caso pretenda praticar natação, certifique-se de tomar uma ducha completa.

  • Imediatamente após a atividade para remover todo o cloro, seque o corpo e em seguida aplique FlamiActivt® RT.

  • Não pratique natação se ativer pele rachada ou dolorida.

Quando terminar a radioterapia;

a reação cutânea poderá permanecer visivel durante mais 2 a 4 semanas.




Recomendamos que continue com todas a medidas relacionadas a higiene o vestuário e os cuidados para a pele e evite a exposição a temperaturas elevadas durante as 2 ou 4 semanas após a radioterapia.



Fonte : Os conselhos são dados com base na publicação "Radiotherapy Skin Reactions, information for patients" ( Reações cutâneas à radioterapia, informações aos pacientes), editada em 2020 pela SCOR The Society and College of Radiographers.

Esta publicação é uma adaptação do guia de bolso para pacientes de 2018 escrito pelo Dr. Michele Langendrines e editado pela Roularta HealthCare. Ilustrações : Pulpi GCV










1.753 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page